O conteúdo desta página requer uma versão mais nova do Adobe Flash Player.

Baixar o Adobe Flash Player

Os bairros populares de Salvador e sua região metropolitana

 

Na definição do universo de observação da pesquisa sobre o português popular de Salvador, uma decisão crucial foi a escolha das localidades onde seriam recolhidas as amostras de fala vernácula. O princípio geral foi o de selecionar bairros populares que fossem representativos da toda diversidade socioeconômica, cultural e histórica da capital baiana e sua região metropolitana. Essa seleção foi feita com a assessoria do Professor Clímaco Dias, do Departamento de Geografia da UFBa, e de sua equipe, que forneceram os subsídios necessários para uma análise prévia da Cidade do Salvador no plano histórico, sócio-econômico e cultural, no sentido de selecionar localidades que fossem representativas do universo constitutivo dessa metrópole brasileira. Com os valiosos subsídios fornecidos pelo Prof. Clímaco Dias e sua equipe, foram definidas as seguintes localidades: Liberdade, Plataforma, Itapuã e Cajazeiras, como bairros da Cidade do Salvador; e Lauro de Freitas, como município de sua região metropolitana.

O bairro da Liberdade é o bairro popular mais tradicional da cidade. É muito próximo ao centro de Salvador e concentra a maior população afro-descendente do país, com uma forte expressão cultural dessa identidade étnica, como o bloco carnavalesco Ilê Ayê. O bairro de Plataforma faz parte da tradicional zona suburbana da cidade, que concentrava a sua população operária. Hoje a pesca ocupa um papel importante em algumas áreas do bairro que se situam às margens da Baia de Todos os Santos. O bairro de Itapuã é um dos mais antigos da orla marítima de Salvador, tradicionalmente ligado à atividade pesqueira. O bairro de Cajazeiras é um dos mais populosos da cidade, sendo o principal resultado da violenta expansão urbana ocorrida a partir da década de 1970. Portanto, foram escolhidos três bairros tradicionais, representativos de realidades sócio-econômicas e culturais distintas dentro do universo da população de baixa renda da cidade, e um bairro que representa o inchamento das grandes cidades brasileiras ocorrido sobretudo a partir da década de 1970.

Nesse sentido, se insere também o município de Lauro de Freitas, que experimentou um grande crescimento demográfico no bojo da inversão do vetor de expansão da cidade do Salvador, que tradicionalmente se relacionava com o interior da Baía de Todos os Santos e com a região do Recôncavo Baiano. Com a instalação do Pólo Petroquímico da Bahia, na década de 1970, o vetor de crescimento da cidade se deslocou para o seu litoral norte, promovendo o povoamento e desenvolvimento econômico de uma região até então escassamente povoada, não apenas em função da atividade industrial, mas também em função do turismo balneário. Em contrapartida, o interior da Baía e o Recôncavo entraram desde então numa rota clara de decadência e abandono.

Dos estudos preliminares para a definição das localidades onde seriam recolhidas as amostras de fala resultaram breves descrições do panorama histórico, sócio-econômico e cultural de cada um dos bairros e do município de Lauro de Freitas, realizadas pelos auxiliares de pesquisa sob a orientação do coordenador do Projeto. Essas breves descrições contêm também notas sobre o trabalho de campo.

Texto sobre o Bairro da Liberdade...

Texto sobre o Bairro de Plataforma...

Texto sobre o Bairro de Itapuã...

Texto sobre o Bairro de Cajazeiras...

Texto sobre o Município de Lauro de Freitas...

 
Apoio

Associados

Projeto PROHPOR

Projeto ALIB

Notícias

Dante Lucchesi pronuncia-se sobre a polêmica do livro didático adotado pelo MEC.

Leia aqui...

Texto sobre o Livro do MEC...

Fale Conosco

Para criticar, sugerir, consultar, envie um e-mail para vertente@ufba.br.

Expediente

O responsável por este sítio é o Coordenador do Projeto Vertentes, Dante Lucchesi, que também é o autor de todos os textos aqui publicados, exceto aqueles cuja autoria vem explicitamente indicada na página.

Administração

Copyright © 2017 Projeto Vertentes. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.